Bibliotecas

A Biblioteca Setorial do Departamento de Física, criada há 18 anos, conta com uma sala climatizada, com armários e mesas novas de leitura e bibliotecárias em período integral (8:00 às 22:00 h). Esta biblioteca vem sendo utilizada tanto por Alunos da Graduação quanto da Pós-Graduação. Além disso, existe um espaço reservado à leitura de periódicos através de terminais de acesso à Internet via PORTAL CAPES. Durante os anos de 2006-2009 vários exemplares de livros novos foram comprados para expandir o acervo da Biblioteca Setorial, contando hoje com aproximadamente 5,5 mil exemplares de livros e três mil exemplares de periódicos.
Cabe ressaltar que com o prédio novo do PPGFIS há um espaço maior do que a da atual biblioteca, possibilitando ainda mais a expansão da biblioteca Setorial, com possibilidade de maior espaço para os Alunos e novos exemplares de livros que estão sendo anualmente adquiridos pela Administração da UFES. No momento estamos concluindo a realocação da biblioteca para esse novo espaço.
Além da Biblioteca Setorial, o PPGFIS conta com o sistema integrado de biblioteca da UFES (SIB). O SIB/UFES conta com sete (7) unidades: Biblioteca Central, Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Exatas, Biblioteca Setorial Tecnológica, Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde, Biblioteca Setorial do Ceunes, Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias e Biblioteca Setorial do Nedtec.
O SIB/ UFES dispõe de 263.704 exemplares sendo 115.693 títulos e 2.438 títulos de periódicos.
A Biblioteca Central, órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria, é a unidade que coordena os procedimentos técnicos de todas as unidades do SIB/UFES necessários ao provimento das informações às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da UFES. Possui um acervo de 189.125 exemplares e 90.499 títulos de livros e 4.208 exemplares e 2.952 títulos de dissertações e teses.
O SIB/UFES está informatizado com mais de uma centena de computadores ligados à internet.
Temos participado ativamente do PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, que se constitui em um valiosíssimo instrumento para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, particularmente nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Além do acesso nas instalações do SIB/UFES, os Professores e Alunos também fazem o acesso ao Portal da CAPES a partir das várias unidades de ensino. Os Pesquisadores da UFES também têm acesso domiciliar através do SAR - Serviço de Acesso Remoto ao Portal de Periódicos da CAPES, que foi criado em final de 2008 através da parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e a Biblioteca Central.
O SIB/UFES faz parte das seguintes redes:
PERGAMUM,
BIREME,
COMUT,
BIBLIODATA,
REBAP,
REBAE,
CCN,
ISTEC.
Serviços oferecidos pelo SIB/UFES:
- Catálogo on line;
- Empréstimo domiciliar;
- Treinamento de usuários;
- Levantamento bibliográfico;
- Orientação e Normalização de Trabalhos Acadêmicos;
- Comutação bibliográfica;
- Reserva da bibliografia usada nos cursos;
- Catalogação na Publicação;
- Página WEB;
- Biblioteca Digital;
- Empréstimo entre bibliotecas;
- Orientação e treinamento no Portal de Periódicos;
- Publicação de Dissertações e Teses na Biblioteca Digital
BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UFES (BDTD/UFES).
Em 2006 foi criada a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFES que disponibiliza, na íntegra, o conteúdo das Teses e Dissertações defendidas nos cursos de Pós-Graduação stricto-sensu da UFES, e está integrada à BDTD Nacional, mantida pelo IBICT. Esta BDTD atende à Portaria N° 13, de 15 de fevereiro de 2006, da CAPES, que exige a entrega de Teses e Dissertações em meios impresso e eletrônico e sua disponibilização na internet.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910